7 de mar. de 2009

Programação da semana

Confira a programação da Áporo

de 09/03 a 12/03/2009

CineÁporo
Exibição de filmes diversos no Espaço dos Estudantes

Segunda, 09/03

14h
MAIS EXTRANHO QUE A FICÇÃO (Stranger than Fiction)

Dir.: Marc Forster
2006, 116min
Elenco: Will Ferrell, Dustin Hoffman, Emma Thompson, Maggie Gyllenhaal e Queen Latifah
Certa manhã, Harold Crick (Ferrell), um funcionário comum e solitário da Receita Federal, começa a ouvir uma voz feminina narrando todos os seus pensamentos, sentimentos e ações com precisão e detalhismo surpreendentes. A vida meticulosamente controlada de Harold é virada de cabeça para baixo por essa narração. Quando a voz declara que Harold encontra-se em uma situação de morte iminente, ele inicia uma jornada desesperada para descobrir quem está escrevendo sua história, e para isso conta com o inusitado auxílio de um professor de literatura (Hoffman).

16h30
BLOW UP - DEPOIS DAQUELE BEIJO (Blow Up)

Dir.: Michelangelo Antonioni
1966, 114min
Elenco: David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles e Jane Birkin
Um fotógrafo de moda veterando e insensível acidentalmente registra um casal se beijando num parque londrino. Mas pode ter também fotografado a prova de um assassinato. Entusiasmado pelo mistério que se esconde nas suas fotos, envolve-se com a imprevisível mulher que nelas aparece, tendo a vibrante e psicodélica Londres dos anos 60 como pano de fundo. Roteiro livremente inspirado no conto "Las babas del diablo", de Julio Cortázar.


Terça, 10/03

14h
O IMAGINÁRIO DE ALAN MOORE (The Mindscape of Alan Moore)

Dir.: Dez Vylenz
2003, 78min
Documentário que mostra a vida e os trabalhos de Alan Moore, um dos mais respeitados e importantes criadores de HQs da atual geração. Uma das poucas longas entrevistas cedidas pelo recluso criador de Graphic Novels como V de vingança, Watchmen e Lost Girls.



16h30
O ZERO NÃO É VAZIO

Dir.: Marcelo Masagão
2005, 55min
Documentário realizado para a TV Cultura, aborda o lugar que a escrita tem para aquele que escreve, tendo como objeto escrevinhadores compulsivos que vivem em São Paulo. Tatiana busca alcançar pela escrita de suas máquinas o ideal científico de um corpo sem falhas. Orlando corrige o defeito da língua feminilizando as palavras. São escritas muito singulares, excessivas, mas raramente lidas, pois não se adequam aos códigos já estabelecidos. Não se apóiam no sentido, não buscam uma comunicação. Subvertem as leis da linguagem, inventam palavras, manipulam as letras, modelam o vazio.

O condicionado diz estar fora do calendário e se considera "um industrial fabricante de história". Orlando é o carteiro de uma correspondência divina, distribuindo pelas ruas seus pensamentos no papel dos maços de cigarro que consome: "Paz cura, sexo cura. Fumar cigarro é amor porque dá prazer." Leo observa a janela de seu quarto e diz estar do lado de dentro e do lado de fora. Gregório, o pai de Deus, escreve no ritmo da fala: "Sexta-feira faz um ano que meu coração fechou..." Tatiana concebeu uma máquina de reversão do tempo denominada: "máquina salva vidas infindus infinitus". Por fim, Arturo escreve: "O tempo é um barco que navega na sua própria água". Trilha sonora de José Miguel Wisnik.


Quarta, 11/03

15h
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA (Blindness)

Dir. Fernando Meirelles
2008, 118min
Elenco: Julianne Moore, Danny Glover, Alice Braga, Mark Ruffalo e Gael García Bernal
A esposa de um médico é a única pessoa capaz de enxergar numa cidade onde todas as pessoas são misteriosamente tomadas por uma estranha espidemia que causa uma "cegueira branca". tal fato acaba criando o caos e a desordem entre a população, numa história permeada de simbolismos. Adaptação do romance escrito por José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura.


DEBATE LITERÁRIO

"A produção literária e o curso de Letras"

Presenças confirmadas de Maurício Vasconcellos (DLCV-FFLCH-USP) e Ivan Antunes, poeta e vencedor do III Festival de Literatura da Letras-USP

Dia: 11/03
horário: 18h
Local: sala 102


Reunião Aberta Áporo

Apresentação e discussão da revista a todos os interessados. Avaliação dos números anteriores, propostas para a Áporo#4 e as atividades culturais na Faculdade.

Dia: 12/03
Horário: 18h
Local: Espaço dos Estudantes

2 comentários:

  1. muito obrigado!!
    uma iniciativa muito boa, algo relativamente fácil de se fazer e que nunca é feito na letras.

    parabéns pela iniciativa, a áporo é o que faltava pro curso de letras!

    ResponderExcluir
  2. opa
    nunca saiu a Antologia do III Festival, né?

    ResponderExcluir